quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Interact e História


130 depois de Cristo, Império Romano

Antes de qualquer ocasião, estes guerreiros assistem ao Triunfo de seus líderes, que desfilam á sua frente. Eles os colocaram ali. O centurião pede que eles prestem respeito ao estandarte da legião, pela qual qualquer soldado daria a vida para proteger. Eles ouvem palavras animadoras dos seus, recebem as ordens dos tribunos, questores e pretores, informando-lhes seus recebimentos e ações. E o general começa sua pauta. Humilha o inimigo, o chama de fraco, vil, infame, diz que eles devem proteger Roma, que Legio Patria Nostra, que eles são o espírito da conquista, os maiores dos homens, sobrepujando meio mundo sob a marcha das legiões. As trombetas tocam. O estandarte os guia com as águias de Roma para o campo de batalha. Tambores rufam. Bárbaros atacam. A batalha é dura e sangrenta. Mas Roma é Roma, e vence. E os legionários voltam para suas casas, suas mulheres e filhos, cidades e nações, com a certeza de terem salvo o mundo das trevas da ignorância e brutalidade. E Ave César!


 
2011, Brasil

Antes de iniciar a reunião, os líderes são recebidos pelos sócios e ocupam seus lugares na Mesa. Nós os elegemos para tal. O presidente pede que saudemos a Bandeira, símbolo maior de nosso País. Ouvimos as mensagens de fé e esperança de nossos companheiros. Ouvimos nossos secretários e tesoureiros, que nos prestam contas de tudo o que fazem e fazemos, para melhor organização do grupo. O presidente inicia a pauta, propondo projetos, campanhas, tudo em prol dos mais necessitados. Nos sentimos como guerreiros das ruas, que ajudam e sem pedir nada em troca, “ doar de si antes de pensar em si”, levando assistência e esperança a quem mais precisa. Termina a reunião. Nos horários e lugares marcados, poderá encontrar almas puras, buscando ajudar e servir, tentando fazer do mundo um lugar melhor para todos, mesmo para aqueles mais desafortunados. Mas nos cansamos, e temos compromissos, coisas mais interessantes, mas estamos lá, firmes, pelas ruas e becos, avenidas e praças, voltando pra casa com a mente e coração felizes por saber que um sorriso sairá de nosso trabalho. E poderá até ouvir o grito: “Quem são vocês?”



Por Matheus Rodrigues (vulgo Arex), estudioso da Antiguidade, Segundo Conselheiro do Cap. DeMolay Fraternidade Riobranquense e sócio do Interact Clube de Visconde do Rio Branco, do 4850, o melhor distrito do Brasil :D !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Isra"